sexta-feira, 24 de agosto de 2007

Necro catolicismo romano, o culto aos mortos

A técnica do impressionismo é utilizada até hoje para atrair fieis em todo o mundo.Uma tradição que é passada de pai para filho.


E Jesus, respondendo, disse-lhe: Vai-te para trás de mim, Satanás; porque está escrito: Adorarás o Senhor teu Deus, e só a ele servirás.(lc 4:8)



Alguns exemplos de "Santos" famosos:



São Francico Xavier Era um Jesuita que dizem ter atravessado a Asia descalço, realizando conversão de vário "infiéis". Seu corpo também está mumificado naturalmente

















Santa Catarina de Siena





Santa Catarina de Siena, uma mulher que sofria de sérios disturbios mentais. Ela era Anorexica, bulímica, masoquista e costumava tomar taças de pús das feridas dos enfermos para curá-los. Ela também queimou-se em águas sulfurosas para deformar-se propositalmente, afora que se autoflagelava em praça pública. Obviamente ela tinha visões devido tanto a uma possível esquizofrenia quanto a falta de alimentação. No entanto ela era conselheira dos papas Gregório XI e Urbano VI! Após a sua morte em 1380 (após sofrer por muito tempo de uma terrível doença que até hoje não foi identificada) seu corpo foi desmembrado e seus pedaços enviados a vários lugares. Sua cabeça foi preservada e mantida na Igreja de Santo Domingo em Siena bem como um dos dedos e seu instrumentos de autoflagelação. Seu tronco sem cabeça está exposto na Igreja de Minerva em Roma.






Santa Lucia 283-304















Seu improvável corpo, ou oque sobrou dele, ficava exposto sem esta mascara de prata, até que o Papa João XII deve ter se anojado e mandou fabrica-la. Seu cadáver está exposto numa igreja em Veneza. Um de seus braços foi arrancado para ser exposto em outra capela.




Santa Catarina de Bolonha 1413 - 1463

Filha de um agente diplomático do Marques de Ferrara, na idade de 11 anos foi indicada como a dama de honra da filha do Marques e com isso compartilhou com ela o seu treinamento e ensino. Quando a filha casou-se ela quis que Catarina continuasse ao seu serviço, mas Catarina abandonou a corte para ser uma Franciscana na idade de 14 anos. Catarina estava decidida a "viver uma vida de perfeição" e era admirada pelas companheiras. Eventualmente a sua comunidade passou a fazer parte das Clarissas Pobres. Ela começou a ter visões de Cristo e Satã e escreveu as suas experiências uma das quais ocorreram em um natal. Através dos esforços do Papa Nicolau V, o convento das Clarissas em Ferrara erigiu uma clausura e Catarina foi indicada como Irmã Superiora. A reputação da Comunidade pela sua santidade e austeridade era largamente difundida. Ela foi indicada como Superiora em um novo convento em Bolonha. Em Lent em 1463 Catarina ficou muito doente e veio a falecer em 9 de março. Enterrada sem um caixão, seu corpo foi exumado 18 dias mais tarde por causa de curas a ela atribuídas e ainda por causa de um "doce perfume exalado de seu túmulo". Seu corpo foi encontrado intacto e até hoje permanece na Capela do convento das Clarissas Pobres em Bolonha, sentado numa cadeira (veja foto). Foi canonizada em 1712.


E na era digital...



Vaticano instala webcam em tumba de João Paulo 2º
VALQUÍRIA REYda BBC, de Roma
O Vaticano inaugurou nesta quinta-feira uma página interativa na internet que permite que internautas de todo o mundo possam conhecer melhor a Santa Sé, com seus museus, jardins e monumentos.
Entre as novidades, está uma webcam instalada em frente à tumba do papa João Paulo 2º, morto em abril 2005, que virou uma das atrações mais visitadas pelos turistas dentro da Basílica.
Outras quatro câmeras mostram alguns dos lugares mais importantes da Cidade do Vaticano, como a praça, a cúpula e a parte externa da Basílica de São Pedro.
A iniciativa, de acordo com a Santa Sé, surge para responder "à presença cada vez mais numerosa de peregrinos e turistas e à contínua solicitação de informação que chega aos órgãos vaticanos através dos canais tradicionais".