sexta-feira, 17 de agosto de 2007

Rússia e China fazem exercícios militares conjuntos


Portanto, profetiza, ó filho do homem, e dize a Gogue: Assim diz o Senhor DEUS: Porventura não o saberás naquele dia, quando o meu povo Israel habitar em segurança? (Ezequiel 38 : 14)
Os presidentes da Rússia, Vladimir Putin, e da China, Hu Jintao, assistiram nesta sexta-feira a um exercício militar sem precedentes nos Montes Urais, na província russa de Chelyabinsk.
As manobras envolveram seis mil militares, entre russos, chineses e soldados de Cazaquistão, Uzbequistão, Tadjiquistão e Quirguistão.
Esses quatro países integram, junto com Rússia e China, a chamada Organização Xangai para a Cooperação (SCO, na sigla em inglês), uma associação regional dominada por Moscou e Pequim.
"Os exercícios de hoje são um outro passo no sentido de fortalecer as relações entre os nossos países, um passo no sentido de fortalecer a paz e a segurança internacional, e acima de tudo, a segurança dos nossos povos", afirmou Putin, de acordo com a agência de notícias Reuters.
Hu, por sua vez, também elogiou as simulações e disse estar convencido de que vão servir como incentivo à SCO para desempenhar um maior papel no combate ao terrorismo na região.
A organização concluiu sua reunião de cúpula na quinta-feira com uma declaração que foi entendida por analistas como um recado à Otan (aliança militar liderada pelos Estados Unidos) de que deve deixar a região resolver seus próprios problemas de segurança. "A estabilidade e a segurança na Ásia Central são melhor asseguradas por meio de esforços empreendidos pelas nações da região com base nas associações regionais existentes", dizia a declaração.